quinta-feira, 14 de abril de 2011

Bob Marley ☮

Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, nasceu no dia 6 de fevereiro de 1945.Foi um cantor,guitarrista,compositor e filósofo jamaicano mais conhecido de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Uma das coisas que eu  gostava dele era pela maneira como  divulgava a religião através de suas músicas.
O trabalho de Bob Marley foi amplamente responsável pela aceitação cultural da música reggae fora da Jamaica. Ele assinou com o selo Island Records, de Chris Blackwell em 1971,na época uma gravadora bem influente e inovadora. Foi ali, com  No Woman,No Cry em 1975,que ele ganhou fama internacional.
Bob Marley terminou sua carreira na Jamica em 1975, e foi para a Inglaterra, lançou dois albuns, onde ele também foi preso pela posse de um cigarro de maconha. Ele lançou a música Africa Unite no álbum em 1979, e então foi convidado a tocar nas comemorações pela independência do Zimbabewe em 17 de abril de 1980.
Em 1977 Bob descobrio que estava com cancer de pele, ele então passou por uma cirurgia para tentar extirpar as células cancerígenas. A doença foi mantida em segredo do grande público.
O cancer  espalhou-se para seu cérebro,pulmão e estomago.. Durante uma turnê no verão de 1980, numa tentativa de se consolidar no mercado norte-americano, Marley desmaiou enquanto corria no Central Park de Nova York. Isso aconteceu depois de uma série de shows na  Inglaterra , mas a doença o impediu de continuar com a grande turnê agendada. Marley procurou ajuda, e decidiu ir para Munique
para tratar-se com um especialista por vários meses, não obtendo resultados.
Um mês antes de sua morte, Bob Marley foi premiado com a Ordem ao Mérito Jamaicana. Ele queria passar seus últimos dias em sua terra natal, mas a doença se agravou durante o vôo de volta da Alamanha  e Marley teve de ser internado em Miami. Ele faleceu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de maio de 1981em Miami, Flórida, aos 36 anos. Seu funeral na Jamaica foi uma cerimônia digna de chefes de estado, com elementos combinados da Igreja Ortodoxa da Etiópia e do Rastafarianismo. Ele foi sepultado em uma capela em Nine Mile, perto de sua cidade natal, junto com sua guitarra favorita, uma Fender Stratocaster vermelha.
                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário